Desentupidora 24 horas em Porto Alegre
Dedetização de Caruncho em Porto Alegre

Dedetização de Caruncho em Porto Alegre

Construsul Dedetização de Caruncho em Porto Alegre

Dedetização de Caruncho em Porto Alegre

Além da eliminação dos insetos no local de armazenamento dos grãos, é de fundamental importância a prevenção de novas infestações, vindas de grãos recém colhidos, pois muitas das espécies descritas acima apresentam infestação cruzada. Uma forma de diminuir a reincidência de infestações seria a eliminação das condições favoráveis ao desenvolvimento do ciclo de vida dos carunchos, limitando, assim, sua reprodução.

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

A grande maioria das espécies de caruncho apresentadas desenvolve seu ciclo de vida em temperaturas e umidades elevadas. Essa umidade é fornecida principalmente pela umidade inicial dos grãos logo que chegam aos depósitos, e em menor escala pela umidade atmosférica.

A troca de umidade entre o ambiente e o grão, chamada de equilíbrio higroscópico, também é um aspecto importante. Dessa forma, o armazenam

A temperatura é outro fator que restringe a reprodução e sobrevivência dos carunchos. Muitos insetos morrem ou ficam inativos a temperaturas superiores a 38°C ou inferiores a 10°C. O tratamento com altas temperaturas (acima de 48°C), além exigir muito tempo e custo para que haja homogeneidade de temperatura entre os grãos, torna as sementes inviáveis. Dessa forma, o mais indicado seriam os tratamentos com baixas temperaturas.

Os animais utilizam oxigênio para sua respiração, liberando gás carbônico. Quando as concentrações de gás carbônico tornam-se muito elevadas e as de oxigênio tornam-se muito rarefeitas há comprometimento da respiração, podendo levar os animais à morte. Partindo desse princípio, o armazenamento hermético de grãos é uma alternativa para o combate dos insetos que os infestam.

Para isso, os silos de armazenamento devem ser construídos de forma a impossibilitar trocas gasosas entre seu interior e exterior, de forma que todo o oxigênio interno seja consumido pelos grãos, insetos e microorganismos que possam existir, e matando estes contaminantes. A insuflação de gás carbônico ou nitrogênio nos espaços entre os grãos também é uma alternativa.

Métodos alternativos de combate aos carunchos do feijão tem sido testados e pesquisados. O caruncho A. obtectus apresentou redução de população quando misturou-se os grãos do feijão caupi com calcário. O pó à base de terra de algas diatomáceas também se mostrou eficaz no controle de A. obtectus, pois se adere à cutícula dos insetos causando minúsculas ranhuras, culminando com a desidratação e morte do animal. O tratamento com este pó de diatomácea é muito interessante, pois se trata de um agente letal de ação física e não promove resistência em insetos.

O caruncho Z. subfasciatus foi repelido quando exposto a óleos de semente de nim (Azadirachta indica), e seu número de ovos postos e de adultos emergentes em infestações foi reduzido quando os grãos de feijão foram tratados com óleo de soja (Glycine max). O óleo de nim pode impedir o processo de muda (troca de exoesqueleto) dos insetos, e afeta seu ciclo de vida, e postura e viabilidade dos ovos. Este óleo apresenta efeitos de controle tanto para Z. subfasciatus quanto para C. maculatus.

Estudos mostram que a aplicação de extratos de Calopogonium caeruleum e Piper nigrum, diretamente sobre as sementes de feijão caupi foram eficientes ovicidas no controle ao C. maculatus. Óleos extraídos de folhas de jaborandi também apresentaram bons resultados redução no número de ovos postos e de adultos emergentes.




Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.